Curiosidades

Descubra a História dos Ursos de Pelúcia
A origem exata do urso de pelúcia não é certa, mas existem duas histórias que parecem explicar a criação do urso de pelúcia quase simultaneamente.


O urso de Teddy
Na primeira história, o presidente Teddy Roosevelt se recusou a dar um tiro num filhote oferecido a ele após uma expedição de caçada mal sucedida em 1902. Quando um quadrinho que exibia "O urso de Teddy" surgiu nos jornais de todo o país, a loja de doces de Morris Michtom apresentou um desenho de um urso para um brinquedo articulado. O urso de Teddy foi um sucesso tão grande que Michtom fechou sua loja de doces e abriu a Ideal Novelty and Toy Company, hoje um dos maiores e mais reconhecidos fabricantes de brinquedos do mundo.
Michtom não usou uma etiqueta para seus ursos articulados de pelúcia de mohair, e isso tornou a autenticação de seus ursos muito mais difícil. Os primeiros ursos da Ideal eram similares aos ursos Steiff, mas com orelhas maiores posicionadas na parte de baixo da cabeça e pés ligeiramente mais pontudos.
O urso de Steiff
Na segunda história, acredita-se que o desenhista de brinquedos alemão Richard Steiff viu uma apresentação de ursos em um circo quando visitou a América, o que deu a ele a idéia de fazer um urso de brinquedo com braços e pernas articulados que pudesse virar a cabeça como uma boneca. Em 1903, ele exibiu seu novo brinquedo, Friend Petz, na Feira de Brinquedos de Leipzig.
Os ursos de pelúcia Steiff, com membros longos e curvos e patas em forma de colher, são imediatamente identificáveis pela marca registrada da empresa. Os primeiros botões de 1903 a 1904 foram estampados em relevo com um elefante; depois um disco branco, de 1904 a 190; e então um botão estampado, com o nome "Steiff".





A febre do urso de pelúcia
Seja qual for a história verdadeira, os ursos Steiff e os ursos Michtom são os mais valiosos porque suas primeiras versões são raras. Aqueles que estão no mercado geralmente são de 1904 em diante.
Não demorou muito para que os ursinhos de pelúcia virassem moda e eles se tornaram a coqueluche nos Estados Unidos por volta de 1906, quando os fabricantes começaram a produzi-los com abundância de cores e estilos. Alguns ursos tinham até adornos, como olhos elétricos. A expressão "teddy bear" (sem o apóstrofe "s") foi primeiramente impressa na edição de outubro de 1906 da revista Playthings Magazine.
A atual onda de coleção começou na metade da década de 1960, quando a fabricante de brinquedos Margaret Hutchings publicou Ursos de pelúcia e como fazê-los, que incluía uma breve história do brinquedo. Depois, em 1969, o ator inglês Peter Bull publicou O urso comigo, (o Livro do urso de pelúcia, nos Estados Unidos). Os dois livros deram legitimidade à coleção de ursos de pelúcia e expuseram os arctófilos - aqueles que colecionam ursos - ao conhecimento público. Em breve, o urso de pelúcia se tornou mais do que simplesmente um brinquedo confortável para uma criança. Ele se tornou uma peça de coleção valiosa para adultos.


Resumindo eles são uma paixão mundial.
Fonte e Imagens (Internet)